sábado, 27 de agosto de 2011

Comunicado


ESPOSENDE

COMUNICADO

Como é do conhecimento geral, o CDS PP de Apúlia solicitou uma Assembleia de Freguesia extraordinária com o intuito de fazer cair o actual executivo, provocando assim novas eleições.

Entende a estrutura concelhia do PSD, perante a publicidade dada ao assunto pelos diversos órgãos de comunicação social, ser da maior importância esclarecer os cidadãos deste concelho, e mais concretamente os de Apúlia, sobre este episódio lamentável da nossa política local.

É difícil de aceitar, que perante a actual conjuntura de dificuldades que o país atravessa, onde as pessoas lutam todos os dias para cumprirem com as suas obrigações, fazendo frente ao aumento do desemprego, dos transportes, dos combustíveis, enfim, ao aumento generalizado do custo de vida, que a concelhia de uma força política que por acaso até integra o actual governo, tenha permitido uma atitude tão irresponsável e despropositada.

Só quem não faz a mínima ideia do que é a actividade de uma Junta de Freguesia e das suas limitações do ponto de vista dos recursos humanos e orçamentais, pode ter ousadia e coragem para colocar em causa o trabalho sério e dedicado dos elementos da Junta de Freguesia de Apúlia ao longo deste mandato.

A Junta de Freguesia tem feito tudo o que é possível fazer neste contexto tão conturbado, distinguindo-se pela proximidade com que os seus elementos acompanham e seguem os problemas dos apulienses.

Se fizermos uma análise aos motivos que foram entendidos como relevantes para esta tentativa de provocar uma crise política, verificamos que se resumem a questões de gestão corrente como as relacionadas com o trânsito, ou a conjecturas e cenários que o CDS PP cria com o claro propósito de enganar a população. Disto é exemplo a situação do centro de saúde, ou aquela outra tão propalada em tempos de campanha autárquica, relativa à vinda de saneamento da Póvoa para a Apúlia.

Aliás, a demagogia e populismo atingem o seu auge ao referirem a situação do centro de Produtos Hortícolas.

A verdade é que não é possível continuar a venda deste tipo de produtos da forma que está a ser efectuada, que tem havido até compreensão por parte das autoridades, e que portanto os agricultores à muito necessitavam de um local onde pudessem vender os seus produtos de uma foram legal.

A resposta da autarquia foi comprar um terreno e desenvolver uma infra-estrutura capaz de suprir esta necessidade, criando boas condições quer para vendedores quer para compradores. A resposta do CDS PP da Apúlia é lançar um manto de dúvidas e incertezas sobre o processo, pretendendo dar continuidade a uma situação de ilegalidade e que prejudica a segurança e a imagem da própria vila de Apúlia.

Questionar-se-ão os apulienses hoje, se pessoas capazes de tomar este tipo de atitudes, que não sabem sequer distinguir as competências deliberativas próprias de uma Assembleia de Freguesia das competências executivas de uma Junta de freguesia, que propõe, pasme-se, que o próprio partido que representam execute umas “lombas na rua”, (como se os partidos políticos pudessem fazer obras públicas), se mostram merecedoras do seu voto e da sua confiança e se são mesmo dignos de representar o povo de Apúlia.

Estamos a falar da segunda maior freguesia do concelho de Esposende, que em diversos aspectos é a imagem do próprio concelho perante o país, e que por isso mesmo deve ter a gerir os seus destinos, ainda que na oposição, gente capaz e preparada.

Mas, se mais provas fossem necessárias quanto à falta de fundamentos e de razões para a apresentação da referida moção, elas viriam a ser apresentadas pelos próprios elementos do CDS PP.
Em sede de votação da moção, dos 3 elementos deste partido presentes na Assembleia de Freguesia, apenas dois a votaram favoravelmente, tendo o terceiro votado contra o documento apresentado pelo seu próprio partido!!!

A moção foi rejeitada com 7 votos contra e apenas 2 a favor.

Importa ainda relembrar que se esta irresponsabilidade tivesse tido aceitação, estaríamos agora a preparar mais um acto eleitoral, com enormes custos para todos. Mesmo assim, a assembleia dá origem ao pagamento de senhas de presença, pelo que, concluímos que, ou o CDS PP anda literalmente a brincar com o dinheiro dos apulienses ao solicitar assembleias apenas para criar factos políticos, ou então terá no mínimo graves dissidências internas para resolver.

Esta assembleia teve alguns momentos protagonizados pelo líder do CDS PP, que me abstenho de comentar por respeito ao povo de Apúlia, contudo não posso deixar de registar a promessa de renuncia colectiva ao actual mandato e a promessa de candidatura à Junta de Freguesia  em 2013!?!? Renunciar é desrespeitar aqueles que lhes confiaram o seu voto, e continuar é quebrar uma promessa veiculada em todos os órgãos de comunicação! Um beco sem saída.

A C.P.S. do PSD repugna veemente este tipo de postura e forma de fazer política e lamenta que a estrutura concelhia do CDS PP não se tenha demarcado (porque nem queremos acreditar que tenha promovido!) este tipo de actuação.

Paralelamente reafirma o seu total apoio à Junta de Freguesia de Apúlia e ao seu Presidente, pois estes incorporam valores que queremos naqueles que representam o nosso partido: honestidade, capacidade de trabalho, disponibilidade e acima de tudo respeito pelo povo que os elegeu.
Os apulienses escolheram uma Junta de Freguesia para 4 anos e será no final que se farão contas relativas ao trabalho efectuado, e não a menos de metade do mandato.

O Presidente da CPS de Esposende
Benjamim Pereira